"É a procura das linhas perfeitas, da fluidez total, é como a procura da onda perfeita, não tem fim. Científica dentro do possível, shapear, na minha opinião, é mais uma arte do que qualquer outra coisa. Os únicos laboratórios de testes existentes são os mares e oceanos, e por mais apurados que possamos ser, em nossas medições e comparações de dados das pranchas utilizadas, é na nossa criatividade que está a capacidade de transformar em realidade, através da experiência e da prática exaustiva, o shape que criamos em nossa mente.
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Em essência, os designers de pranchas de surf nada mais são que criadores de brinquedos, modernos Geppetos, cuja maior recompensa é ver um sorriso no rosto de alguém que acaba de surfar uma onda com uma prancha mágica debaixo dos pés."
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"Shapear uma prancha acaba por ser tão viciante quanto surfar."
SHAPER//
Paulo Mandacaru começou a fazer suas próprias pranchas em São Paulo, Brasil, sua terra natal, aos 18 anos de idade, testando-as principalmente em Ubatuba, cidade “Meca” do surf brasileiro.
Apenas 8 anos mais tarde transformou seu “ hobby” na sua profissão e em 87 rumou para a California com o objetivo de aprender e aperfeiçoar sua arte. Viveu lá 2 anos, onde conheceu e trabalhou com alguns dos nomes mais importantes da indústria do surf como Donald Takayama, Gary Linden e Xanadu. De volta ao Brasil em 89, trabalhou para a Linden brasileira. Em 91 instalou-se em Portugal, shapeando para uma das mais conhecidas marcas européias, a Polen, onde ficou por 6 anos. Em 97 começou sua própria marca, a PMD - Paulo Mandacaru Design.
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Com mais de 15.000 shapes produzidos e com inúmeros surfistas de todo o mundo apreciando o seu trabalho, seu nome segue crescendo como sinónimo de performance e qualidade em pranchas de surf, sejam elas shortboards, guns ou longboards. Dificilmente irá encontrar um shaper que se sinta tão à vontade nas diferentes áreas do surf moderno.
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