SHAPER//

prancha-de-surf-paul-mandacaru-shaper
prancha-de-surf-paul-mandacaru-shaper

About

"Shapear uma prancha acaba por ser tão viciante quanto surfar."

Com mais de 30 anos de shape Paulo Mandacaru é hoje um dos mais respeitados shapers no Brasil e em boa parte da Europa, principalmente em Portugal.

 

Anos 70 - O ínicio.

A história de fazer pranchas de surf começou no final dos anos 70 quando iniciou a shapear suas próprias pranchas de surf em São Paulo, na época tinha 18 anos de idade. Gostava de testar suas pranchas principalmente em Ubatuba, uma das cidades mais importantes para o surf brasileiro.

 

Anos 80 – Shapeando na Califórnia com Donald Takayma e Gary Linden.

Nos anos 80, cada vez mais envolvido com a carreira, mudou para a Califórnia em 1987 com o objetivo de aperfeiçoar a sua arte.

 

Trabalhou dois anos por lá com duas lendas: Donald Takayama e Gary Linden. Estes dois shapers construiram uma carreira sólida com pranchas que são objeto de desejo até hoje. E este período na Califónia foi uma época na qual refinou sua técnica e alimentou ainda mais o seu conhecimento sobre como deve ser feita uma prancha de surfe.

 

Anos 90 - De volta para casa parte 1

Ao voltar da Califórnia, ficou apenas 2 temporadas no Brasil, período importante onde trabalhou para a Linden brasileira, representante do shaper Gary Linden já citado acima.

 

Descobrindo Portugal

Logo após este período no Brasil foi para Portugal, ficando 13 anos construindo um nome respeitado. Trabalhou com muitos atletas portugueses que foram campeões nacionais.

 

Para quem não sabe Portugal é um país com ondas excelentes e com grande número de surfistas. E neste mercado Paulo Mandacaru foi um dos shapers mais respeitados cruzando as fronteiras do país e tendo pranchas espalhadas pela Europa.

 

O portal de surf português Surf Portugal, comentou em uma matéria:

 

“O shaper brasileiro Paulo Mandacarú deixou imensas saudades em Portugal, onde nos anos 90 foi um dos mais bem sucedidos shapers da nossa praça, com inúmeros títulos nacionais no currículo e uma fiel clientela que não dispensava as suas criações.”

http://www.surfportugal.pt/revista/ondas-sonoras/1528-mandacarock#

 

De volta para casa parte 2

Em 2005 Paul volta ao Brasil. E desde então vem trabalhando sua marca e fazendo pranchas de acordo com perfil de cada cliente. Seja iniciante ou experiente, os clientes vêm desfrutando de sua arte aplicada em suas pranchas.

 

Faça sua prancha de surf com Paulo Mandacaru, um shaper que pode te oferecer uma prancha de qualidade com muita história de sala de shaper.

 

Contato:

Telefone: 11 99656-7008

E-mail: pmdsurfboards@gmail.com

 

"É a procura das linhas perfeitas, da fluidez total, é como a procura da onda perfeita, não tem fim. Científica dentro do possível, shapear, na minha opinião, é mais uma arte do que qualquer outra coisa. Os únicos laboratórios de testes existentes são os mares e oceanos, e por mais apurados que possamos ser, em nossas medições e comparações de dados das pranchas utilizadas, é na nossa criatividade que está a capacidade de transformar em realidade, através da experiência e da prática exaustiva, o shape que criamos em nossa mente.

 

 

Em essência, os designers de pranchas de surf nada mais são que criadores de brinquedos, modernos Geppetos, cuja maior recompensa é ver um sorriso no rosto de alguém que acaba de surfar uma onda com uma prancha mágica debaixo dos pés." 

Paulo Mandacarú.

Artist: Paul Mandaca - Song: One Wave